quinta-feira, janeiro 15, 2004

.
Pronto! já tenho, alguém da minha idade com quem jogar à bola, ténis, ir aos pássaros, à pesca e fazer outras malfeitorias: Henrique. Fixem este nome. Nasceu ontem e é, até ver, o puto mais novo de Avis. Até fui convidado para uma festa onde se ia assinalar o acontecimento, mas o meu pai «desmaiou» no sofá enquanto eu me estava a alimentar e não houve maneira de o arrancar de lá... Não percebo é o que ele quer dizer com isso de o Zé Luís e a Luisa não saberem no que é que se estão a meter. É que quem tido razões de queixa sou eu. Até agora ainda não os vi chorar e eu de vez em quando abro a goela. Se estou com sono, dão-me de mamar, se quero comer, fazem-me massagens, se tenho cólicas, poem-me a dormir... até parece que não me entendem. Já se consegue tanta coisa – ir à Lua, mandar naves a Marte – mas ninguém se lembra de ensinar aos pais a nossa linguagem.

terça-feira, janeiro 13, 2004

.
Depois da sessão de pesos fui dormir para a Taberna da Muralha. Os meus pais estavam um bocadinho apreensivos com medo que eu abrisse a goela e reclamasse por paparoca. Mas eu não lhes liguei nenhuma e deixei-os comer descansados. Até porque já começo a ficar farto de estar sempre em casa e se fizesse muito barulho era certo e sabido que era para lá que me levavam. Eu sei que o tempo não tem ajudado – e ontem o nevoeiro até estava muito cerrado – mas eu também gosto de andar no laréu. Já fui ao Maranhão e gostei muito. O meu pai diz que aquele sítio lhe serve para matar saudades da baía da terra dele. A mim vai servindo para apanhar ar e aquecer um bocadinho com o Sol de Inverno quando se digna aparecer... Manel
.
Lá fui mais uma vez ao Centro de Saúde pesar-me. A senhora enfermeira – muito simpática, por sinal – até perguntou quantos meses é que eu tinha. Ora como eu só faço um mês no dia 15, considerei a pergunta um elogio. É que como diz o meu pai, posso ser grande, mas por enquanto, «ainda não sou grande coisa». Apesar de estar a crescer acima daquilo que seria de esperar, peço às alminhas que a minha mãe não me ponha já a fazer dieta... Manel

sábado, janeiro 10, 2004

Porque hoje é sábado tive direito de soltura. O almoço foi em casa, como de costume e depois de uma sesta retemperadora, levaram-me até ao Clube Náutico. Estava tudo à espera que eu abrisse a garganta, mas eu fiquei-me caladinho e dormi que nem um justo. Até porque de manhã já tinha gritado quanto baste à conta de umas cólicas na tripa. E só porque ainda não sei falar é que não disse aos meus pais para me levarem ao médico. A coisa compôs-se. Lá me borrei todo mas também fiquei muito mais aliviado. Agora é que eu percebo porque é que há tanta gente a fazer merda: depois da dita devem ficar, como eu, muito mais aliviados.

quinta-feira, janeiro 08, 2004

.
Levaram-me outra vez à Muralha. Os meus pais são muito taralhocos, ainda não perceberam que não há lá nada que me interesse. A filha do António Manuel e da Ana ficou em casa no bem-bom e eu tive que aturar aquela barulheira toda. É claro que protestei. A minha mãe teve de ir comigo para o carro enquanto o meu pai acabava de beber o café e pagar a conta. Para a próxima espero que me levem ao Mc Donalds...

segunda-feira, janeiro 05, 2004

.
As festas acabaram. Hoje lá fui ao Centro de Saúde pesar-me. Os meus pais foram chamados à atenção para o facto de terem chegado depois da hora. De facto, já eram 12h45m e os horários são para se cumprir... Continuo é queixar-me da tripa. O meu pai diz que também fica assim sempre que os lagartos ganham ao benfica, mas, no meu caso, não acho que seja disso. Manel

sexta-feira, janeiro 02, 2004

.
Não sei a que raio de sítio vim eu ter que parece «o sempre em festa». Quando eu nasci, foi festa; a 24 de Dezembro festa; no dia a seguir festa outra vez; ainda não tinha passado uma semana e toma lá mais festa, e mais festa e mais festa... Mas afinal ninguém trabalha? Manel
.
A passagem de ano foi de arromba. A mesa posta com todo o esmero tinha do bom e do melhor. A companhia era amiga e a a conversa interessante. À meia-noite gritaram que nem uns desalmados, saltaram e dançaram. Abri a pestana e confirmei que estavam felizes qb. Como estava tudo bem, voltei a a dormir. Manel

quarta-feira, dezembro 31, 2003

.
Tenho que agradecer ao Q. e à R. a cruz que me ofereceram. É que o meu pai andava um bocado atrapalhado... Ele é um ateu pouco convencional e até costuma dizer que «não acredita em bruxas. Pero que las hay, las hay...» o que na sua maneira, enviezada, de dizer as coisas quer simplesmente dizer que continua com dúvidas. Ora ter dúvidas já eu percebi que é bom. E não quero, com isto, meter-me com o professor Cavaco que pelo que me disseram, raramente as tem. Bem, voltando ao princípio: avó podes dormir descansada porque eu já estou protegido. Manel
.
Andava cá a pensar com os meus botões: «quando é que estes caramelos me dão banho como às pessoas?». Até pensava que se tinham esquecido, mas não. afinal era por causa do umbigo. Já me tinham dito como era, mas mesmo assim foi uma surpresa completa. E não é que gostei! Vamos lá a ver se agora só me dão banho quando eu fôr às sortes...
.
Afinal a Mariana atrasou-se um bocadinho. Nasceu ontem, com 3,320 kg, em Évora e correu tudo bem. A mãe Ana está bem e o pai António Manuel anda um bocado aparvalhado: É que depois de ver nascer a menina, não se lhe pode dizer nada que ele é só rir... Parabéns aos pais e aos avós, felicidades e um bom ano. Manel

segunda-feira, dezembro 29, 2003

.
Ainda hoje é capaz de haver notícias. É que a Ana foi esta madrugada para a maternidade buscar a Mariana. Pelos vistos, a moça, não quer esperar pelo ano novo. Manel

domingo, dezembro 28, 2003

.
Pronto. Já cá estou. Depois de uma recepção digna de um príncipe, na noite de 26, organizada por uns malucos amigos dos meus pais, já recebi várias pessoas em casa. No entanto, ainda há para aí dois ou três que ameaçaram molhar-me e que ainda não apareceram... até agora as únicas molhas que tenho levado é a minha mãe que me as dá e, confesso, com este frio, não é coisa muito agradável. Aliás, até o lume começar a fazer efeito e aquecer as paredes, estranhei um bocadinho o ambiente. Mas o que lá vai, lá vai. Ontem fui à Muralha ver a Ana e o António Manel e saber quando é que a Mariana chega. Parece que está para breve... Durante a tarde, recebi uma embaixada do Ervedal: o Quim e a Rita, o João e o Miguel. O bolo que eles trouxeram foi devorado pela senhora a quem a minha mãe disse primeiro que eu estava para chegar. O Elvense, a quem o meu pai chama lagarto, mas que a mim me pareceu uma pessoa normal, já me entregou a mobília do quarto. É quase toda verde, o que pôs o meu pai um bocado esquinado. Até prometeu que se no dia 4 «os gajos ganharem, pinta-se isto tudo de vermelho». Estas questões cromáticas ainda me passam um bocado ao lado. Devem ser coisas para iniciados e eu ainda sou muito infantil...

sexta-feira, dezembro 26, 2003

.
Parece que o meu pai já carregou a carripana. «A tralha que as pessoas juntam em tão pouco tempo...», resmungou ele. Acho que não me estava a incluir, mas nunca se sabe. O melhor é pôr-me a fancos com o caramelo.
Bem, o que interessa é que daqui a um par de horas, depois de levar a BCG, vamos pôr pernas ao caminho. Primeira paragem no Fava para alimentar o espírito com um galo de cabidela. Para o meu pai que a minhã mãe não gosta e para mim, por enquanto, é só maminha. Depois da função vamos até aos arrabaldes. Sempre quero ver a casa que estes dois arranjaram para eu morar... Manel

quarta-feira, dezembro 24, 2003

.
Não percebo nada do que se está a passar à minha volta. De repente amaluqueceram todos. A casa dos meus tios foi invadida por uma data de malta que eu nunca vi nem pintados. Cheira a uma coisa que toda a gente chama bacalhau (parece que o meu pai e o Fernando não passam sem o dito…). Eu cá contento-me com maminha. Lá para a meia-noite sempre quero ver o que é que o Pai Natal me vai trazer. Espero que seja alguma coisa que se coma, porque brinquedos é para putos pequenos e eu já nasci no dia 15 e até tenho um blog.
Amanhã vou almoçar com a minha avó, com a Joana e vou ver pela primeira vez a Marta e o Aníbal que são os outros meus primos. Vamos lá a ver se não me chateiam com aquelas cenas tipo bi-du-bi-du-bi-du. É que no que diz respeito a música eu sou mais «blues». Como o Portela. Ou seja durmo… Manel

segunda-feira, dezembro 22, 2003

.
Hoje fui fazer o teste do pézinho. A coisa custou-me um bocadinho e à minha mãe um bocadão. O meu pai baldou-se. Diz que teve de ir a Avis ver como é que a casa estava… Isto de Avis já me está a fazer desconfiar. Nasci há uma semana, estou farto de ouvir falar nessa terra, de ouvir dizer que vou para lá e de pés ao caminho népia.
Mas mudemos de assunto, sim? Na verdade o mais longe que fui foi à Charneca e à Torre. E, apesar de termos mudado sempre de restaurante, a comida sabe-me sempre ao mesmo.
Espero que na próxima vez que me deixarem sair de casa não me obriguem a comer a mesma coisa. Até porque à minha mana Joana perguntam-lhe sempre o que é que ela quer. Lá por ser mais novo, não quer dizer que não tenha opinião.
O melhor é o Fava preparar uns torresmos para eu e a minha irmã pestiscarmos já para a semana… Manel

sábado, dezembro 20, 2003

.
Ontem fui à pediatra. Não é que precisasse de lá ir, mas a minha mãe ficou muito mais descansada por saber que eu, afinal, não estava constipado. Ela é que tem uma carraspana que não se aguenta. Já me disseram que é muito gira, mas eu ainda não o consegui comprovar: até agora só a tenho visto por trás daquela máscara que os senhores usam nas obras…

quinta-feira, dezembro 18, 2003

.
A minha mana – a joana – passou a tarde comigo e até me pediu – já que eu tenho um blog – para mandar beijinhos à Rita e aos Quicos. Isto não se faz: só tenho três dias e já me estão a explorar...
.
Parece que o Pedro também me quer molhar... Eu já disse à minha mãe para ter cuidado com ele, até porque ainda não me caiu aquela coisa de plástico que me ataram ao umbigo. Não é que eu tenha medo da água, mas com o frio que está o melhor é «molharem» o meu pai e de preferência sem ser com água... Manuel

quarta-feira, dezembro 17, 2003

Desculpem o atraso, mas a culpa não foi minha. Apesar de já andar por cá desde dia 15, segunda-feira, às 20h42m, só agora é que o meu pai se lembrou de dizer que tinha um blog reservado para mim. Para além disso, a viagem da maternidade até à casa dos meus tios Fernando e Ariana – onde irei permanecer até o outro menino nescer... – não foi tão rápida como seria de esperar. Assim que passámos a portagem de Carcavelos – e depois de pagar, está bem de ver – parámos logo a seguir. Não sei porquê, o meu pai começou logo a resmungar e a chamar nomes aos senhores da Brisa…
Neste primeiro post quero agradecer as boas vindas ao Poolman, ao senhor Do Castelo e ao CC de A Quinta Coluna (não faço links porque ainda não aprendi…). A gente vê-se por aí. Manuel