Economia alentejana
O Blog «A terra é pequena mas a gente também não é muito grande» tem estado de férias. No entanto, por estes dias, sugeriu a leitura de um artigo do DN Negócios. Fui lá ler. Quem estiver interessado também o pode fazer carregando no link.
sexta-feira, agosto 26, 2005
terça-feira, agosto 23, 2005
Autárquicas
Em Avis as coisas estão, como sempre, calmas. Mas aqui ao lado, em Sousel, a temperatura está a aumentar. Sabido, ex-presidente da Câmara pelo PS, e agora candidato «independente» pela lista MIS, resolveu interpor uma acção contra a lista de independentes encabeçada por João Ruivo.
Argumentava que SIM (nome da lista de Ruivo) era MIS ao contrário. Incontestável. Tanto poder de observação, tem de vir de uma mente brilhante. Não sei como é que ninguém tinha reparado nisso. Aliás, se virem bem, MIS também é SIM ao contrário.
É claro que perante tantos e tão fortes argumentos o juiz mandou-o bugiar e deu razão à lista SIMsousel.
Queria ganhar na secretaria, mas perdeu no tribunal. O mais certo é perder também nas urnas...
Em Avis as coisas estão, como sempre, calmas. Mas aqui ao lado, em Sousel, a temperatura está a aumentar. Sabido, ex-presidente da Câmara pelo PS, e agora candidato «independente» pela lista MIS, resolveu interpor uma acção contra a lista de independentes encabeçada por João Ruivo.
Argumentava que SIM (nome da lista de Ruivo) era MIS ao contrário. Incontestável. Tanto poder de observação, tem de vir de uma mente brilhante. Não sei como é que ninguém tinha reparado nisso. Aliás, se virem bem, MIS também é SIM ao contrário.
É claro que perante tantos e tão fortes argumentos o juiz mandou-o bugiar e deu razão à lista SIMsousel.
Queria ganhar na secretaria, mas perdeu no tribunal. O mais certo é perder também nas urnas...
Fim
Costuma-se dizer que só a morte não tem remédio. E é de uma morte que falamos: FJV matou o Aviz. O blog dos blogs, aquele que me fez ter vontade de fazer O Maranhão.
Ficam os bons momentos passados, mas tenho o pressentimento de que não será suficiente.
abraços chico, e já sabes: o caminho mais próximo para Chaves é sempre por Avis.
Costuma-se dizer que só a morte não tem remédio. E é de uma morte que falamos: FJV matou o Aviz. O blog dos blogs, aquele que me fez ter vontade de fazer O Maranhão.
Ficam os bons momentos passados, mas tenho o pressentimento de que não será suficiente.
abraços chico, e já sabes: o caminho mais próximo para Chaves é sempre por Avis.
quarta-feira, julho 27, 2005
Um destes dias, a malta volta...
até lá fiquem com esta morada. É de um lagarto, mas o que seria do vermelho se toda a gentegostasse do amarelo? E para além disso o homem (ou mulher, vá-se lá saber) até fala de Avis.
até lá fiquem com esta morada. É de um lagarto, mas o que seria do vermelho se toda a gentegostasse do amarelo? E para além disso o homem (ou mulher, vá-se lá saber) até fala de Avis.
quinta-feira, julho 07, 2005
Regresso difícil...
Já são conhecidos os nomes dos três candidatos à Câmara Municipal de Avis: Joaquim Augusto Varela, pelo PSD; Rui Henriques, pelo PS; Manuel Maria Coelho, pela CDU.
O primeiro, é um dos mais antigos amigos de Avis, com o segundo tenho mantido relações profissionais, sociais e clubísticas cordiais, e o terceiro, também benfiquista, é da minha família política.
Ainda há quem diga, que ser livre não custa...
Já são conhecidos os nomes dos três candidatos à Câmara Municipal de Avis: Joaquim Augusto Varela, pelo PSD; Rui Henriques, pelo PS; Manuel Maria Coelho, pela CDU.
O primeiro, é um dos mais antigos amigos de Avis, com o segundo tenho mantido relações profissionais, sociais e clubísticas cordiais, e o terceiro, também benfiquista, é da minha família política.
Ainda há quem diga, que ser livre não custa...
quarta-feira, maio 25, 2005
Água
A água é o bem mais essencial. Fonte de vida, sem ela tudo morre. Por sua causa se fazem-se guerras e vizinhos agridem-se, amiúde, até à morte.
Quando abunda, usamos e abusamos. Só quando falta lhe damos a importância devida.
Independentemente daquilo que as Câmaras ou as empresas de gestão da água, privadas ou não, possam fazer para satisfazer as necessidades de consumo de todos, cada um de nós tem em suas mãos a possibilidade, e o dever, de contribuir para que ela chegue para todos.
Poupe água
A água é o bem mais essencial. Fonte de vida, sem ela tudo morre. Por sua causa se fazem-se guerras e vizinhos agridem-se, amiúde, até à morte.
Quando abunda, usamos e abusamos. Só quando falta lhe damos a importância devida.
Independentemente daquilo que as Câmaras ou as empresas de gestão da água, privadas ou não, possam fazer para satisfazer as necessidades de consumo de todos, cada um de nós tem em suas mãos a possibilidade, e o dever, de contribuir para que ela chegue para todos.
Poupe água
sexta-feira, abril 08, 2005
E tu, em quem vais votar?
Esta pergunta começa a ser-me feita com demasiada frequência. Apetece-me sempre responder com uma frase do professor Marcelo Rebelo de Sousa – afinal de contas o homem é um «senador» acima de qualquer suspeita... – «vota-se sempre na família, mesmo que estejamos chateados com alguns dos familiares». Mas, e há sempre um mas, as autárquicas não são eleições como as outras. Não conhecemos os candidatos só da televisão. São homens e mulheres que se cruzam amiúde connosco na rua, trocamos «bons dias», «boas tardes» ou «boas noites» com os simpáticos, e rosnamos entre dentes àqueles que apesar de saudados por nós fazem que não nos vêem; têm filhos da idade dos nossos que irão partilhar infantários, escolas, professores, jogos e brincadeiras; conhecemos até o clube da sua preferência; sabemos o que irão fazer, e, mais importante que isso, o que não irão fazer se forem eleitos.
Por estas razões, decidi abrir a campanha eleitoral: nos próximos meses, e quando me der na telha, escreverei aqui aquilo que a mim me fará votar numa candidatura.
Aquela que mais garantias me der, pelo passado, pelo presente, pelas pessoas e pelas ideias de cumprir o meu programa, terá o meu voto. Prometo!
Esta pergunta começa a ser-me feita com demasiada frequência. Apetece-me sempre responder com uma frase do professor Marcelo Rebelo de Sousa – afinal de contas o homem é um «senador» acima de qualquer suspeita... – «vota-se sempre na família, mesmo que estejamos chateados com alguns dos familiares». Mas, e há sempre um mas, as autárquicas não são eleições como as outras. Não conhecemos os candidatos só da televisão. São homens e mulheres que se cruzam amiúde connosco na rua, trocamos «bons dias», «boas tardes» ou «boas noites» com os simpáticos, e rosnamos entre dentes àqueles que apesar de saudados por nós fazem que não nos vêem; têm filhos da idade dos nossos que irão partilhar infantários, escolas, professores, jogos e brincadeiras; conhecemos até o clube da sua preferência; sabemos o que irão fazer, e, mais importante que isso, o que não irão fazer se forem eleitos.
Por estas razões, decidi abrir a campanha eleitoral: nos próximos meses, e quando me der na telha, escreverei aqui aquilo que a mim me fará votar numa candidatura.
Aquela que mais garantias me der, pelo passado, pelo presente, pelas pessoas e pelas ideias de cumprir o meu programa, terá o meu voto. Prometo!
terça-feira, abril 05, 2005
Caso de polícia
As bombas da Total foram, esta noite, visitadas por vândalos. A máquina do tabaco foi, aparentemente, o objectivo dos incompetentes larápios. Como a não conseguiram assaltar, limitaram-se a partir e, de passagem, deixaram as pistolas das bombas no chão e tentaram assaltar a cabine telefónica.
As bombas da Total foram, esta noite, visitadas por vândalos. A máquina do tabaco foi, aparentemente, o objectivo dos incompetentes larápios. Como a não conseguiram assaltar, limitaram-se a partir e, de passagem, deixaram as pistolas das bombas no chão e tentaram assaltar a cabine telefónica.
segunda-feira, abril 04, 2005
sexta-feira, abril 01, 2005
Nunca é demais lembrar...
... que amanhã, a partir das 16:00h, estarão, finalmente, prontos a ser vistos, os cartoons da exposição «Futebol com Humor», na Casa de Cultura, em Avis.
Quem quiser pode ir de cachecol, mas ficam desde já a saber que não vai haver jogo. Os detentores de cartão de sócio de um qualquer clube, têm entrada à borla. Para quem não for sócio a entrada também é grátis.
Malucos da bola, organizem-se! E levem capacete, porque a exposição é de partir o côco a rir...
... que amanhã, a partir das 16:00h, estarão, finalmente, prontos a ser vistos, os cartoons da exposição «Futebol com Humor», na Casa de Cultura, em Avis.
Quem quiser pode ir de cachecol, mas ficam desde já a saber que não vai haver jogo. Os detentores de cartão de sócio de um qualquer clube, têm entrada à borla. Para quem não for sócio a entrada também é grátis.
Malucos da bola, organizem-se! E levem capacete, porque a exposição é de partir o côco a rir...
quinta-feira, março 31, 2005
Mas alguém me pode explicar ?
(título roubado ao poolman)
A selecção nacional, ontem, em Bratislava, no onze inicial tinha seis atletas que jogam fora de Portugal, três do FC Porto, um do Sporting e um do Benfica.
Ora como toda a gente sabe, neste momento, o FC Porto anda pela hora da morte quedando-se num penoso quinto lugar, enquanto o Benfica passeia alegremente a sua classe, destacadíssimo, no primeiro lugar.
E já nem sequer falo do causador do pénalti – que também já foi do Porto – porque o rapaz, apesar de tudo, começou a jogar à bola no Estoril-Praia, clube que me merece (cada vez menos, mas enfim...) muita consideração. E o Miguel que neste momento é «só» o melhor defesa direito da Europa? Será por ser do Benfica que tem de começar o jogo no banco?
E que dizer, da opção do técnico nacional quando preteriu o meu homónimo Manuel Fernandes, e pôs aquele rapaz a quem no norte chamam ministro e na selecção chamam capitão.
Deve ser uma nova táctica de motivação psicológica: se jogas bem e marcas golo, no próximo jogo ficas no banco.
Assim não admira que não haja na «equipa de todos nós» quem queira chutar à baliza.
(título roubado ao poolman)
A selecção nacional, ontem, em Bratislava, no onze inicial tinha seis atletas que jogam fora de Portugal, três do FC Porto, um do Sporting e um do Benfica.
Ora como toda a gente sabe, neste momento, o FC Porto anda pela hora da morte quedando-se num penoso quinto lugar, enquanto o Benfica passeia alegremente a sua classe, destacadíssimo, no primeiro lugar.
E já nem sequer falo do causador do pénalti – que também já foi do Porto – porque o rapaz, apesar de tudo, começou a jogar à bola no Estoril-Praia, clube que me merece (cada vez menos, mas enfim...) muita consideração. E o Miguel que neste momento é «só» o melhor defesa direito da Europa? Será por ser do Benfica que tem de começar o jogo no banco?
E que dizer, da opção do técnico nacional quando preteriu o meu homónimo Manuel Fernandes, e pôs aquele rapaz a quem no norte chamam ministro e na selecção chamam capitão.
Deve ser uma nova táctica de motivação psicológica: se jogas bem e marcas golo, no próximo jogo ficas no banco.
Assim não admira que não haja na «equipa de todos nós» quem queira chutar à baliza.
quarta-feira, março 30, 2005
Eles «andem» aí
Na noite de segunda para terça-feira, o bar da sede de «Os Avisenses», teve a visita de amigos do alheio. Introduziram-se nas instalações por arrombamento, e levaram o que puderam e quiseram: tabaco e dinheiro das máquinas. Depois de um tempo sem notícias de assaltos (e assaltantes) eis que eles estão de volta.
E, já agora, alguém sabe se os responsáveis pelo assalto aos Paços do Concelho, há meses atrás, já foram identificados?
Na noite de segunda para terça-feira, o bar da sede de «Os Avisenses», teve a visita de amigos do alheio. Introduziram-se nas instalações por arrombamento, e levaram o que puderam e quiseram: tabaco e dinheiro das máquinas. Depois de um tempo sem notícias de assaltos (e assaltantes) eis que eles estão de volta.
E, já agora, alguém sabe se os responsáveis pelo assalto aos Paços do Concelho, há meses atrás, já foram identificados?
terça-feira, março 29, 2005
Autárquicas já mexem
Já há, pelo menos, um candidato anunciado para Avis. Quem quiser saber qual, carregue aqui.
Já há, pelo menos, um candidato anunciado para Avis. Quem quiser saber qual, carregue aqui.
segunda-feira, março 28, 2005
Futebol com humor
Luís Afonso e Ricardo Galvão (A Bola) e Carlos Laranjeira (Record) vão ter os seus trabalhos expostos nas instalações da Casa de Cultura, no Largo Serpa Pinto, 11, em Avis.
A inauguração é dia 2 de Abril, às 16 horas, e a organização é dos Amigos do Concelho de Avis - Associação Cultural e da Casa de Cultura de Avis.
É uma oportunidade única para «cravar» a qualquer um destes cartoonistas um desenho original, já que a organização conta com a presença dos autores na inauguração.
São cerca de 60 «bonecos» a dar na cabeça de tudo o que é gente no mundo do futebol. Mas de forma desportivamente correcta: tanto leva o Porto, o Sporting e (vá lá desta vez...) o Benfica.
Luís Afonso e Ricardo Galvão (A Bola) e Carlos Laranjeira (Record) vão ter os seus trabalhos expostos nas instalações da Casa de Cultura, no Largo Serpa Pinto, 11, em Avis.
A inauguração é dia 2 de Abril, às 16 horas, e a organização é dos Amigos do Concelho de Avis - Associação Cultural e da Casa de Cultura de Avis.
É uma oportunidade única para «cravar» a qualquer um destes cartoonistas um desenho original, já que a organização conta com a presença dos autores na inauguração.
São cerca de 60 «bonecos» a dar na cabeça de tudo o que é gente no mundo do futebol. Mas de forma desportivamente correcta: tanto leva o Porto, o Sporting e (vá lá desta vez...) o Benfica.
Espaço Internet
Demasiados e inadiáveis afazeres, impediram-nos de assinalar aqui a inauguração do Espaço Internet, em Avis. A casa – um antigo talho – é propriedade da autarquia e foi completamente recuperado (diga-se com muito bom gosto) pelos técnico e operários da Câmara Muncipal.
Assinalo alguns pormenores que me agradaram particularmente; a reconversão da pedra do balcão do talho; o chão em madeira de sobro; e as «armas» pintadas nas paredes. Na ocasião, o presidente Manuel Maria Coelho, anunciou ainda, entre outros programas para os mais jovens, a criação do cartão do munícipe para os mais idosos. Espera-se a todo o momento que «Jalisco, o galo» – que desde sempre «exigiu» esta medida – diga de sua justiça...
Demasiados e inadiáveis afazeres, impediram-nos de assinalar aqui a inauguração do Espaço Internet, em Avis. A casa – um antigo talho – é propriedade da autarquia e foi completamente recuperado (diga-se com muito bom gosto) pelos técnico e operários da Câmara Muncipal.
Assinalo alguns pormenores que me agradaram particularmente; a reconversão da pedra do balcão do talho; o chão em madeira de sobro; e as «armas» pintadas nas paredes. Na ocasião, o presidente Manuel Maria Coelho, anunciou ainda, entre outros programas para os mais jovens, a criação do cartão do munícipe para os mais idosos. Espera-se a todo o momento que «Jalisco, o galo» – que desde sempre «exigiu» esta medida – diga de sua justiça...
O Pastor Alentejano
A comunidade «bloguêra» de Avis não pára de crescer. Se acontecesse o mesmo com as pessoas, estava o problema da desertificação resolvido... Desta vez é o Jorge Traquinas que dá a voz (ou os dedos) ao manifesto. Ainda só tem o post de apresentação, mas como a Lareira está em obras de remodelação, é de prever que durante a semana tenha tempo, ele e as suas ovelhas, para escrevinharem qualquer coisa. Força nisso, e tenta manter o rebanho junto...
A comunidade «bloguêra» de Avis não pára de crescer. Se acontecesse o mesmo com as pessoas, estava o problema da desertificação resolvido... Desta vez é o Jorge Traquinas que dá a voz (ou os dedos) ao manifesto. Ainda só tem o post de apresentação, mas como a Lareira está em obras de remodelação, é de prever que durante a semana tenha tempo, ele e as suas ovelhas, para escrevinharem qualquer coisa. Força nisso, e tenta manter o rebanho junto...
É muito fácil matar...
D. Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, aproveitou a mensagem pascal para fazer algumas referências às questões do aborto e da eutanásia. Disse na ocasião que «hoje em dia se mata com muita facilidade, por motivos económicos e políticos». É verdade. Só é pena que quando se trata de matar a fome a milhões de necessitados por esse mundo fora, as coisas não sejam assim tão fáceis, e não haja tanto empenho em denunciar a situação.
D. Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, aproveitou a mensagem pascal para fazer algumas referências às questões do aborto e da eutanásia. Disse na ocasião que «hoje em dia se mata com muita facilidade, por motivos económicos e políticos». É verdade. Só é pena que quando se trata de matar a fome a milhões de necessitados por esse mundo fora, as coisas não sejam assim tão fáceis, e não haja tanto empenho em denunciar a situação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)