sexta-feira, setembro 09, 2005

Jornais

Hoje, os jornais da manhã, não me conseguiram irritar. Isto, simplesmente, porque a esta hora ainda não tinham chegado, e não me dá jeito beber a bica com a internet ao colo. A distribuição já foi melhor, de vez em quando piora, tem dias em que vem cedo, e tem dias em que vem tarde.
No entanto, começo a pensar que o atraso dos jornais, faz parte de um plano maquiavélico para impedir os avisenses de terem acesso à educação... Pelo menos é o que sugere a leitura deste post de um nosso conterrâneo.

..............................................................................

Já se ouviu de tudo sobre os comunistas - desde que comiam criancinhas, até que davam injecções atrás da orelha aos velhos - agora que não ensinavam «inglês» aos putos para os manter de olhos fechados só pode ser a brincar...

..............................................................................

Ontem, quando escrevi o post sobre o assunto estava de boa fé. Irritou-me o facto de Avis não ter concorrido a este programa. Mas atenção: não é só a Câmara que o podia fazer. A Associação de Pais, a própria escola e até privados também o poderiam ter feito. O que motivou a critica subjacente ao texto foi aquilo que a mim me parecia incompetência, desinteresse ou desleixo.
Depois de informado sobre a questão rectifiquei. Errar é humano e emendar também...

quinta-feira, setembro 08, 2005

Inglês no primeiro ciclo (actualizado*)

A verdade, verdadinha é que cá no burgo, os nossos filhos já, há vários anos, segundo me disseram, têm acesso a aulas de inglês em todo o primeiro ciclo.
Fica o esclarecimento. Erros de quem tem filhos pequenos demais para saber estas coisas. Ainda bem.


A leitura dos jornais esta manhã teve o condão de me irritar. O primeiro a ser lido (JN) dizia que 93% dos alunos dos 3.º e 4.º anos iam, já este ano, ter aulas extracurriculares de inglês, mas - há sempre um mas... - em 14 concelhos isso não iria acontecer porque nem autarquias, associações de pais, institutos de línguas ou agrupamentos terem aderido ao programa.
Fiquei com a pulga atrás da orelha. O segundo jornal (Público) dava uma informação preciosa: na página do ministério (www.min-edu.pt) podia-se saber quais os concelhos que iriam ser abrangidos.
Será que as crianças de Avis vão aprender a língua de Shaskpeare? aceitam-se apostas.

Inglês (II)

No seguimento da minha investigação na internet, deu para perceber que nem tudo está perdido para os alunos dos 3.º e 4.º anos. Primeiro o prazo de candidatura ainda não acabou (acaba no fim do mês) e, last but not least, se em Avis não houver nenhuma candidatura, pode-se sempre ir às terras aqui ao lado: Sousel, Fronteira, Alter e Ponte de Sor que fazem parte da lista divulgada pela DREA (Direcção Regional de Educação do Alentejo).

Inglês (III)

Só mais uma coisa (ou talvez não...): dos 14 concelhos em que não foram apresentadas candidaturas, dez (10) são do Alentejo. A saber: Aljustrel, Avis, Castro Verde, Estremoz, Santiago do Cacém, Odemira, Monforte, Vendas Novas, Redondo e Sines.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Clube Náutico

Já não tenho dúvidas: a zona do Clube Náutico e Parque de Campismo vai ficar catita. Parabéns aos autores do projecto e a quem decidiu fazê-lo.
No entanto, permanece uma dúvida quanto ao futuro. Quem vai gerir aqueles espaços e em que moldes?
Numa entrevista em Setembro do ano passado, publicada no suplemento da Feira Franca do Fonte Nova, o presidente Manuel Maria Coelho – agora recandidato pela CDU – dizia em relação ao Parque de Campismo que estava tudo em aberto. Tanto poderia a autarquia continuar a gerir o espaço, ou dá-lo à exploração a uma empresa do ramo.
Ora aqui está um bom tema de campanha. Até porque qualquer uma das hipóteses tem argumentos a favor e contra. Ficamos à espera que este assunto seja esclarecido pelos vários candidatos nos seus programas eleitorais...
Vício

Há para aí alguém cujo vício de fumar é tanto que, regularmente, assalta os cafés e bares cá do burgo para satisfazer a(s) sua(s) necessidade(s). Desta vez a visita foi ao «Saloon» (ex-Lareira) onde o(s) meliante(s) se introduziram por uma janela, e depois de arrombar uma porta interior, se assenhorearam do tabaco e das moedas que estavam na máquina.
Depois, dizem os «inspectores poirot» cá do sítio – não confundir com a GNR ou PJ –, embarcaram no expresso para Mora, na companhia de vários sacos. Aí chegados mudaram de transporte e dirigiram-se a Coruche.
..........................................

À tarde, no Alcórrego, uma família (dois adultos e duas crianças), deslocavam-se pacatamente todos numa só mota e tiveram o azar de se cruzar com a patrulha da GNR. A motorizada tinha sido pedida «emprestada» na Azervadinha sem o consentimento do dono e, por isso, o motoqueiro, depois de tentar a fuga, foi detido pela guarda. Consta que também este tem o vício do tabaco, visto, na altura, ser portador de vários maços.
Economia alentejana

O Blog «A terra é pequena mas a gente também não é muito grande» tem estado de férias. No entanto, por estes dias, sugeriu a leitura de um artigo do DN Negócios. Fui lá ler. Quem estiver interessado também o pode fazer carregando no link.

terça-feira, agosto 23, 2005

Autárquicas

Em Avis as coisas estão, como sempre, calmas. Mas aqui ao lado, em Sousel, a temperatura está a aumentar. Sabido, ex-presidente da Câmara pelo PS, e agora candidato «independente» pela lista MIS, resolveu interpor uma acção contra a lista de independentes encabeçada por João Ruivo.
Argumentava que SIM (nome da lista de Ruivo) era MIS ao contrário. Incontestável. Tanto poder de observação, tem de vir de uma mente brilhante. Não sei como é que ninguém tinha reparado nisso. Aliás, se virem bem, MIS também é SIM ao contrário.

É claro que perante tantos e tão fortes argumentos o juiz mandou-o bugiar e deu razão à lista SIMsousel.

Queria ganhar na secretaria, mas perdeu no tribunal. O mais certo é perder também nas urnas...
Fim

Costuma-se dizer que só a morte não tem remédio. E é de uma morte que falamos: FJV matou o Aviz. O blog dos blogs, aquele que me fez ter vontade de fazer O Maranhão.

Ficam os bons momentos passados, mas tenho o pressentimento de que não será suficiente.

abraços chico, e já sabes: o caminho mais próximo para Chaves é sempre por Avis.

quarta-feira, julho 27, 2005

Um destes dias, a malta volta...

até lá fiquem com esta morada. É de um lagarto, mas o que seria do vermelho se toda a gentegostasse do amarelo? E para além disso o homem (ou mulher, vá-se lá saber) até fala de Avis.

quinta-feira, julho 07, 2005

Regresso difícil...

Já são conhecidos os nomes dos três candidatos à Câmara Municipal de Avis: Joaquim Augusto Varela, pelo PSD; Rui Henriques, pelo PS; Manuel Maria Coelho, pela CDU.

O primeiro, é um dos mais antigos amigos de Avis, com o segundo tenho mantido relações profissionais, sociais e clubísticas cordiais, e o terceiro, também benfiquista, é da minha família política.

Ainda há quem diga, que ser livre não custa...

quarta-feira, maio 25, 2005

Água

A água é o bem mais essencial. Fonte de vida, sem ela tudo morre. Por sua causa se fazem-se guerras e vizinhos agridem-se, amiúde, até à morte.

Quando abunda, usamos e abusamos. Só quando falta lhe damos a importância devida.

Independentemente daquilo que as Câmaras ou as empresas de gestão da água, privadas ou não, possam fazer para satisfazer as necessidades de consumo de todos, cada um de nós tem em suas mãos a possibilidade, e o dever, de contribuir para que ela chegue para todos.

Poupe água

segunda-feira, maio 23, 2005

segunda-feira, abril 25, 2005

sexta-feira, abril 08, 2005

E tu, em quem vais votar?

Esta pergunta começa a ser-me feita com demasiada frequência. Apetece-me sempre responder com uma frase do professor Marcelo Rebelo de Sousa – afinal de contas o homem é um «senador» acima de qualquer suspeita... – «vota-se sempre na família, mesmo que estejamos chateados com alguns dos familiares». Mas, e há sempre um mas, as autárquicas não são eleições como as outras. Não conhecemos os candidatos só da televisão. São homens e mulheres que se cruzam amiúde connosco na rua, trocamos «bons dias», «boas tardes» ou «boas noites» com os simpáticos, e rosnamos entre dentes àqueles que apesar de saudados por nós fazem que não nos vêem; têm filhos da idade dos nossos que irão partilhar infantários, escolas, professores, jogos e brincadeiras; conhecemos até o clube da sua preferência; sabemos o que irão fazer, e, mais importante que isso, o que não irão fazer se forem eleitos.
Por estas razões, decidi abrir a campanha eleitoral: nos próximos meses, e quando me der na telha, escreverei aqui aquilo que a mim me fará votar numa candidatura.
Aquela que mais garantias me der, pelo passado, pelo presente, pelas pessoas e pelas ideias de cumprir o meu programa, terá o meu voto. Prometo!

terça-feira, abril 05, 2005

Caso de polícia

As bombas da Total foram, esta noite, visitadas por vândalos. A máquina do tabaco foi, aparentemente, o objectivo dos incompetentes larápios. Como a não conseguiram assaltar, limitaram-se a partir e, de passagem, deixaram as pistolas das bombas no chão e tentaram assaltar a cabine telefónica.

segunda-feira, abril 04, 2005

Parece que o Papa vai ficar no Vaticano

Também, na situação em que ele se encontra, é difícil de sair de lá...

sexta-feira, abril 01, 2005

Nunca é demais lembrar...

... que amanhã, a partir das 16:00h, estarão, finalmente, prontos a ser vistos, os cartoons da exposição «Futebol com Humor», na Casa de Cultura, em Avis.
Quem quiser pode ir de cachecol, mas ficam desde já a saber que não vai haver jogo. Os detentores de cartão de sócio de um qualquer clube, têm entrada à borla. Para quem não for sócio a entrada também é grátis.
Malucos da bola, organizem-se! E levem capacete, porque a exposição é de partir o côco a rir...
Este é, sem dúvida, um dos blogs mais divertidos que conheço.

quinta-feira, março 31, 2005

Mas alguém me pode explicar ?
(título roubado ao poolman)

A selecção nacional, ontem, em Bratislava, no onze inicial tinha seis atletas que jogam fora de Portugal, três do FC Porto, um do Sporting e um do Benfica.
Ora como toda a gente sabe, neste momento, o FC Porto anda pela hora da morte quedando-se num penoso quinto lugar, enquanto o Benfica passeia alegremente a sua classe, destacadíssimo, no primeiro lugar.
E já nem sequer falo do causador do pénalti – que também já foi do Porto – porque o rapaz, apesar de tudo, começou a jogar à bola no Estoril-Praia, clube que me merece (cada vez menos, mas enfim...) muita consideração. E o Miguel que neste momento é «só» o melhor defesa direito da Europa? Será por ser do Benfica que tem de começar o jogo no banco?
E que dizer, da opção do técnico nacional quando preteriu o meu homónimo Manuel Fernandes, e pôs aquele rapaz a quem no norte chamam ministro e na selecção chamam capitão.
Deve ser uma nova táctica de motivação psicológica: se jogas bem e marcas golo, no próximo jogo ficas no banco.
Assim não admira que não haja na «equipa de todos nós» quem queira chutar à baliza.

quarta-feira, março 30, 2005

Eles «andem» aí

Na noite de segunda para terça-feira, o bar da sede de «Os Avisenses», teve a visita de amigos do alheio. Introduziram-se nas instalações por arrombamento, e levaram o que puderam e quiseram: tabaco e dinheiro das máquinas. Depois de um tempo sem notícias de assaltos (e assaltantes) eis que eles estão de volta.
E, já agora, alguém sabe se os responsáveis pelo assalto aos Paços do Concelho, há meses atrás, já foram identificados?

terça-feira, março 29, 2005

Autárquicas já mexem

Já há, pelo menos, um candidato anunciado para Avis. Quem quiser saber qual, carregue aqui.