No poupar é que está o ganho
O Governo quer que os portugueses voltem a ter o hábito de fazer economias, e para isso vai reintroduzir incentivos fiscais para a poupança. Tudo bem, mas poupar o quê?!....
sábado, setembro 10, 2005
sexta-feira, setembro 09, 2005
Feira Franca
Aproxima-se a passos largos a Feira Franca de Avis. A data e o espaço em que se realiza, tornam-na num acontecimento ímpar. No entanto, por aqui e por ali, houvem-se comentários de que o modelo está esgotado; que devia ser assim e assado; que os artistas são sempre os mesmos; que, que, que...
Honestamente, não tenho uma ideia feita em relação a este assunto, mas acredito que quem se candidata à gestão da Câmara, tenha ideias muito concretas: fica assim, muda? E se muda, muda como?
Sendo, infelizmente, o único acontecimento – de repente não me lembro de mais nenhum – que extravaza o concelho e faz apelo a que nos visitem, a FF ganha uma importância que a transforma em tema de campanha.
Esperemos que sim...
Aproxima-se a passos largos a Feira Franca de Avis. A data e o espaço em que se realiza, tornam-na num acontecimento ímpar. No entanto, por aqui e por ali, houvem-se comentários de que o modelo está esgotado; que devia ser assim e assado; que os artistas são sempre os mesmos; que, que, que...
Honestamente, não tenho uma ideia feita em relação a este assunto, mas acredito que quem se candidata à gestão da Câmara, tenha ideias muito concretas: fica assim, muda? E se muda, muda como?
Sendo, infelizmente, o único acontecimento – de repente não me lembro de mais nenhum – que extravaza o concelho e faz apelo a que nos visitem, a FF ganha uma importância que a transforma em tema de campanha.
Esperemos que sim...
Clássico
O Poolman que me desculpe, mas não há jogo como o Sporting-Benfica (ou vice-versa)! Amanhã, é dia de clássico, e os lagartos já estão a fazer das suas: primeiro lesionaram o melhor marcador do benfica nestas ocasiões - o Beto - e preparam-se para sentar o Ricardo no banco de suplentes, impedindo-o de contribuir decisivamente para a mais que previsível vitória do Glorioso. Lá vamos ter de nos esforçar um bocadito mais para ir ao WC da Segunda Circular, estragar a festa aos sportinguistas.
Nota: Apesar da minha mãe ficar irritada, já consigo levantar os braços e dizer «FIIIIIIIICA». Manel
O Poolman que me desculpe, mas não há jogo como o Sporting-Benfica (ou vice-versa)! Amanhã, é dia de clássico, e os lagartos já estão a fazer das suas: primeiro lesionaram o melhor marcador do benfica nestas ocasiões - o Beto - e preparam-se para sentar o Ricardo no banco de suplentes, impedindo-o de contribuir decisivamente para a mais que previsível vitória do Glorioso. Lá vamos ter de nos esforçar um bocadito mais para ir ao WC da Segunda Circular, estragar a festa aos sportinguistas.
Nota: Apesar da minha mãe ficar irritada, já consigo levantar os braços e dizer «FIIIIIIIICA». Manel
Jornais
Hoje, os jornais da manhã, não me conseguiram irritar. Isto, simplesmente, porque a esta hora ainda não tinham chegado, e não me dá jeito beber a bica com a internet ao colo. A distribuição já foi melhor, de vez em quando piora, tem dias em que vem cedo, e tem dias em que vem tarde.
No entanto, começo a pensar que o atraso dos jornais, faz parte de um plano maquiavélico para impedir os avisenses de terem acesso à educação... Pelo menos é o que sugere a leitura deste post de um nosso conterrâneo.
..............................................................................
Já se ouviu de tudo sobre os comunistas - desde que comiam criancinhas, até que davam injecções atrás da orelha aos velhos - agora que não ensinavam «inglês» aos putos para os manter de olhos fechados só pode ser a brincar...
..............................................................................
Ontem, quando escrevi o post sobre o assunto estava de boa fé. Irritou-me o facto de Avis não ter concorrido a este programa. Mas atenção: não é só a Câmara que o podia fazer. A Associação de Pais, a própria escola e até privados também o poderiam ter feito. O que motivou a critica subjacente ao texto foi aquilo que a mim me parecia incompetência, desinteresse ou desleixo.
Depois de informado sobre a questão rectifiquei. Errar é humano e emendar também...
Hoje, os jornais da manhã, não me conseguiram irritar. Isto, simplesmente, porque a esta hora ainda não tinham chegado, e não me dá jeito beber a bica com a internet ao colo. A distribuição já foi melhor, de vez em quando piora, tem dias em que vem cedo, e tem dias em que vem tarde.
No entanto, começo a pensar que o atraso dos jornais, faz parte de um plano maquiavélico para impedir os avisenses de terem acesso à educação... Pelo menos é o que sugere a leitura deste post de um nosso conterrâneo.
..............................................................................
Já se ouviu de tudo sobre os comunistas - desde que comiam criancinhas, até que davam injecções atrás da orelha aos velhos - agora que não ensinavam «inglês» aos putos para os manter de olhos fechados só pode ser a brincar...
..............................................................................
Ontem, quando escrevi o post sobre o assunto estava de boa fé. Irritou-me o facto de Avis não ter concorrido a este programa. Mas atenção: não é só a Câmara que o podia fazer. A Associação de Pais, a própria escola e até privados também o poderiam ter feito. O que motivou a critica subjacente ao texto foi aquilo que a mim me parecia incompetência, desinteresse ou desleixo.
Depois de informado sobre a questão rectifiquei. Errar é humano e emendar também...
quinta-feira, setembro 08, 2005
Inglês no primeiro ciclo (actualizado*)
A verdade, verdadinha é que cá no burgo, os nossos filhos já, há vários anos, segundo me disseram, têm acesso a aulas de inglês em todo o primeiro ciclo.
Fica o esclarecimento. Erros de quem tem filhos pequenos demais para saber estas coisas. Ainda bem.
A leitura dos jornais esta manhã teve o condão de me irritar. O primeiro a ser lido (JN) dizia que 93% dos alunos dos 3.º e 4.º anos iam, já este ano, ter aulas extracurriculares de inglês, mas - há sempre um mas... - em 14 concelhos isso não iria acontecer porque nem autarquias, associações de pais, institutos de línguas ou agrupamentos terem aderido ao programa.
Fiquei com a pulga atrás da orelha. O segundo jornal (Público) dava uma informação preciosa: na página do ministério (www.min-edu.pt) podia-se saber quais os concelhos que iriam ser abrangidos.
Será que as crianças de Avis vão aprender a língua de Shaskpeare? aceitam-se apostas.
Inglês (II)
No seguimento da minha investigação na internet, deu para perceber que nem tudo está perdido para os alunos dos 3.º e 4.º anos. Primeiro o prazo de candidatura ainda não acabou (acaba no fim do mês) e, last but not least, se em Avis não houver nenhuma candidatura, pode-se sempre ir às terras aqui ao lado: Sousel, Fronteira, Alter e Ponte de Sor que fazem parte da lista divulgada pela DREA (Direcção Regional de Educação do Alentejo).
Inglês (III)
Só mais uma coisa (ou talvez não...): dos 14 concelhos em que não foram apresentadas candidaturas, dez (10) são do Alentejo. A saber: Aljustrel, Avis, Castro Verde, Estremoz, Santiago do Cacém, Odemira, Monforte, Vendas Novas, Redondo e Sines.
A verdade, verdadinha é que cá no burgo, os nossos filhos já, há vários anos, segundo me disseram, têm acesso a aulas de inglês em todo o primeiro ciclo.
Fica o esclarecimento. Erros de quem tem filhos pequenos demais para saber estas coisas. Ainda bem.
A leitura dos jornais esta manhã teve o condão de me irritar. O primeiro a ser lido (JN) dizia que 93% dos alunos dos 3.º e 4.º anos iam, já este ano, ter aulas extracurriculares de inglês, mas - há sempre um mas... - em 14 concelhos isso não iria acontecer porque nem autarquias, associações de pais, institutos de línguas ou agrupamentos terem aderido ao programa.
Fiquei com a pulga atrás da orelha. O segundo jornal (Público) dava uma informação preciosa: na página do ministério (www.min-edu.pt) podia-se saber quais os concelhos que iriam ser abrangidos.
Será que as crianças de Avis vão aprender a língua de Shaskpeare? aceitam-se apostas.
Inglês (II)
No seguimento da minha investigação na internet, deu para perceber que nem tudo está perdido para os alunos dos 3.º e 4.º anos. Primeiro o prazo de candidatura ainda não acabou (acaba no fim do mês) e, last but not least, se em Avis não houver nenhuma candidatura, pode-se sempre ir às terras aqui ao lado: Sousel, Fronteira, Alter e Ponte de Sor que fazem parte da lista divulgada pela DREA (Direcção Regional de Educação do Alentejo).
Inglês (III)
Só mais uma coisa (ou talvez não...): dos 14 concelhos em que não foram apresentadas candidaturas, dez (10) são do Alentejo. A saber: Aljustrel, Avis, Castro Verde, Estremoz, Santiago do Cacém, Odemira, Monforte, Vendas Novas, Redondo e Sines.
sexta-feira, agosto 26, 2005
Clube Náutico
Já não tenho dúvidas: a zona do Clube Náutico e Parque de Campismo vai ficar catita. Parabéns aos autores do projecto e a quem decidiu fazê-lo.
No entanto, permanece uma dúvida quanto ao futuro. Quem vai gerir aqueles espaços e em que moldes?
Numa entrevista em Setembro do ano passado, publicada no suplemento da Feira Franca do Fonte Nova, o presidente Manuel Maria Coelho – agora recandidato pela CDU – dizia em relação ao Parque de Campismo que estava tudo em aberto. Tanto poderia a autarquia continuar a gerir o espaço, ou dá-lo à exploração a uma empresa do ramo.
Ora aqui está um bom tema de campanha. Até porque qualquer uma das hipóteses tem argumentos a favor e contra. Ficamos à espera que este assunto seja esclarecido pelos vários candidatos nos seus programas eleitorais...
Já não tenho dúvidas: a zona do Clube Náutico e Parque de Campismo vai ficar catita. Parabéns aos autores do projecto e a quem decidiu fazê-lo.
No entanto, permanece uma dúvida quanto ao futuro. Quem vai gerir aqueles espaços e em que moldes?
Numa entrevista em Setembro do ano passado, publicada no suplemento da Feira Franca do Fonte Nova, o presidente Manuel Maria Coelho – agora recandidato pela CDU – dizia em relação ao Parque de Campismo que estava tudo em aberto. Tanto poderia a autarquia continuar a gerir o espaço, ou dá-lo à exploração a uma empresa do ramo.
Ora aqui está um bom tema de campanha. Até porque qualquer uma das hipóteses tem argumentos a favor e contra. Ficamos à espera que este assunto seja esclarecido pelos vários candidatos nos seus programas eleitorais...
Vício
Há para aí alguém cujo vício de fumar é tanto que, regularmente, assalta os cafés e bares cá do burgo para satisfazer a(s) sua(s) necessidade(s). Desta vez a visita foi ao «Saloon» (ex-Lareira) onde o(s) meliante(s) se introduziram por uma janela, e depois de arrombar uma porta interior, se assenhorearam do tabaco e das moedas que estavam na máquina.
Depois, dizem os «inspectores poirot» cá do sítio – não confundir com a GNR ou PJ –, embarcaram no expresso para Mora, na companhia de vários sacos. Aí chegados mudaram de transporte e dirigiram-se a Coruche.
..........................................
À tarde, no Alcórrego, uma família (dois adultos e duas crianças), deslocavam-se pacatamente todos numa só mota e tiveram o azar de se cruzar com a patrulha da GNR. A motorizada tinha sido pedida «emprestada» na Azervadinha sem o consentimento do dono e, por isso, o motoqueiro, depois de tentar a fuga, foi detido pela guarda. Consta que também este tem o vício do tabaco, visto, na altura, ser portador de vários maços.
Há para aí alguém cujo vício de fumar é tanto que, regularmente, assalta os cafés e bares cá do burgo para satisfazer a(s) sua(s) necessidade(s). Desta vez a visita foi ao «Saloon» (ex-Lareira) onde o(s) meliante(s) se introduziram por uma janela, e depois de arrombar uma porta interior, se assenhorearam do tabaco e das moedas que estavam na máquina.
Depois, dizem os «inspectores poirot» cá do sítio – não confundir com a GNR ou PJ –, embarcaram no expresso para Mora, na companhia de vários sacos. Aí chegados mudaram de transporte e dirigiram-se a Coruche.
..........................................
À tarde, no Alcórrego, uma família (dois adultos e duas crianças), deslocavam-se pacatamente todos numa só mota e tiveram o azar de se cruzar com a patrulha da GNR. A motorizada tinha sido pedida «emprestada» na Azervadinha sem o consentimento do dono e, por isso, o motoqueiro, depois de tentar a fuga, foi detido pela guarda. Consta que também este tem o vício do tabaco, visto, na altura, ser portador de vários maços.
Economia alentejana
O Blog «A terra é pequena mas a gente também não é muito grande» tem estado de férias. No entanto, por estes dias, sugeriu a leitura de um artigo do DN Negócios. Fui lá ler. Quem estiver interessado também o pode fazer carregando no link.
O Blog «A terra é pequena mas a gente também não é muito grande» tem estado de férias. No entanto, por estes dias, sugeriu a leitura de um artigo do DN Negócios. Fui lá ler. Quem estiver interessado também o pode fazer carregando no link.
terça-feira, agosto 23, 2005
Autárquicas
Em Avis as coisas estão, como sempre, calmas. Mas aqui ao lado, em Sousel, a temperatura está a aumentar. Sabido, ex-presidente da Câmara pelo PS, e agora candidato «independente» pela lista MIS, resolveu interpor uma acção contra a lista de independentes encabeçada por João Ruivo.
Argumentava que SIM (nome da lista de Ruivo) era MIS ao contrário. Incontestável. Tanto poder de observação, tem de vir de uma mente brilhante. Não sei como é que ninguém tinha reparado nisso. Aliás, se virem bem, MIS também é SIM ao contrário.
É claro que perante tantos e tão fortes argumentos o juiz mandou-o bugiar e deu razão à lista SIMsousel.
Queria ganhar na secretaria, mas perdeu no tribunal. O mais certo é perder também nas urnas...
Em Avis as coisas estão, como sempre, calmas. Mas aqui ao lado, em Sousel, a temperatura está a aumentar. Sabido, ex-presidente da Câmara pelo PS, e agora candidato «independente» pela lista MIS, resolveu interpor uma acção contra a lista de independentes encabeçada por João Ruivo.
Argumentava que SIM (nome da lista de Ruivo) era MIS ao contrário. Incontestável. Tanto poder de observação, tem de vir de uma mente brilhante. Não sei como é que ninguém tinha reparado nisso. Aliás, se virem bem, MIS também é SIM ao contrário.
É claro que perante tantos e tão fortes argumentos o juiz mandou-o bugiar e deu razão à lista SIMsousel.
Queria ganhar na secretaria, mas perdeu no tribunal. O mais certo é perder também nas urnas...
Fim
Costuma-se dizer que só a morte não tem remédio. E é de uma morte que falamos: FJV matou o Aviz. O blog dos blogs, aquele que me fez ter vontade de fazer O Maranhão.
Ficam os bons momentos passados, mas tenho o pressentimento de que não será suficiente.
abraços chico, e já sabes: o caminho mais próximo para Chaves é sempre por Avis.
Costuma-se dizer que só a morte não tem remédio. E é de uma morte que falamos: FJV matou o Aviz. O blog dos blogs, aquele que me fez ter vontade de fazer O Maranhão.
Ficam os bons momentos passados, mas tenho o pressentimento de que não será suficiente.
abraços chico, e já sabes: o caminho mais próximo para Chaves é sempre por Avis.
quarta-feira, julho 27, 2005
Um destes dias, a malta volta...
até lá fiquem com esta morada. É de um lagarto, mas o que seria do vermelho se toda a gentegostasse do amarelo? E para além disso o homem (ou mulher, vá-se lá saber) até fala de Avis.
até lá fiquem com esta morada. É de um lagarto, mas o que seria do vermelho se toda a gentegostasse do amarelo? E para além disso o homem (ou mulher, vá-se lá saber) até fala de Avis.
quinta-feira, julho 07, 2005
Regresso difícil...
Já são conhecidos os nomes dos três candidatos à Câmara Municipal de Avis: Joaquim Augusto Varela, pelo PSD; Rui Henriques, pelo PS; Manuel Maria Coelho, pela CDU.
O primeiro, é um dos mais antigos amigos de Avis, com o segundo tenho mantido relações profissionais, sociais e clubísticas cordiais, e o terceiro, também benfiquista, é da minha família política.
Ainda há quem diga, que ser livre não custa...
Já são conhecidos os nomes dos três candidatos à Câmara Municipal de Avis: Joaquim Augusto Varela, pelo PSD; Rui Henriques, pelo PS; Manuel Maria Coelho, pela CDU.
O primeiro, é um dos mais antigos amigos de Avis, com o segundo tenho mantido relações profissionais, sociais e clubísticas cordiais, e o terceiro, também benfiquista, é da minha família política.
Ainda há quem diga, que ser livre não custa...
quarta-feira, maio 25, 2005
Água
A água é o bem mais essencial. Fonte de vida, sem ela tudo morre. Por sua causa se fazem-se guerras e vizinhos agridem-se, amiúde, até à morte.
Quando abunda, usamos e abusamos. Só quando falta lhe damos a importância devida.
Independentemente daquilo que as Câmaras ou as empresas de gestão da água, privadas ou não, possam fazer para satisfazer as necessidades de consumo de todos, cada um de nós tem em suas mãos a possibilidade, e o dever, de contribuir para que ela chegue para todos.
Poupe água
A água é o bem mais essencial. Fonte de vida, sem ela tudo morre. Por sua causa se fazem-se guerras e vizinhos agridem-se, amiúde, até à morte.
Quando abunda, usamos e abusamos. Só quando falta lhe damos a importância devida.
Independentemente daquilo que as Câmaras ou as empresas de gestão da água, privadas ou não, possam fazer para satisfazer as necessidades de consumo de todos, cada um de nós tem em suas mãos a possibilidade, e o dever, de contribuir para que ela chegue para todos.
Poupe água
sexta-feira, abril 08, 2005
E tu, em quem vais votar?
Esta pergunta começa a ser-me feita com demasiada frequência. Apetece-me sempre responder com uma frase do professor Marcelo Rebelo de Sousa – afinal de contas o homem é um «senador» acima de qualquer suspeita... – «vota-se sempre na família, mesmo que estejamos chateados com alguns dos familiares». Mas, e há sempre um mas, as autárquicas não são eleições como as outras. Não conhecemos os candidatos só da televisão. São homens e mulheres que se cruzam amiúde connosco na rua, trocamos «bons dias», «boas tardes» ou «boas noites» com os simpáticos, e rosnamos entre dentes àqueles que apesar de saudados por nós fazem que não nos vêem; têm filhos da idade dos nossos que irão partilhar infantários, escolas, professores, jogos e brincadeiras; conhecemos até o clube da sua preferência; sabemos o que irão fazer, e, mais importante que isso, o que não irão fazer se forem eleitos.
Por estas razões, decidi abrir a campanha eleitoral: nos próximos meses, e quando me der na telha, escreverei aqui aquilo que a mim me fará votar numa candidatura.
Aquela que mais garantias me der, pelo passado, pelo presente, pelas pessoas e pelas ideias de cumprir o meu programa, terá o meu voto. Prometo!
Esta pergunta começa a ser-me feita com demasiada frequência. Apetece-me sempre responder com uma frase do professor Marcelo Rebelo de Sousa – afinal de contas o homem é um «senador» acima de qualquer suspeita... – «vota-se sempre na família, mesmo que estejamos chateados com alguns dos familiares». Mas, e há sempre um mas, as autárquicas não são eleições como as outras. Não conhecemos os candidatos só da televisão. São homens e mulheres que se cruzam amiúde connosco na rua, trocamos «bons dias», «boas tardes» ou «boas noites» com os simpáticos, e rosnamos entre dentes àqueles que apesar de saudados por nós fazem que não nos vêem; têm filhos da idade dos nossos que irão partilhar infantários, escolas, professores, jogos e brincadeiras; conhecemos até o clube da sua preferência; sabemos o que irão fazer, e, mais importante que isso, o que não irão fazer se forem eleitos.
Por estas razões, decidi abrir a campanha eleitoral: nos próximos meses, e quando me der na telha, escreverei aqui aquilo que a mim me fará votar numa candidatura.
Aquela que mais garantias me der, pelo passado, pelo presente, pelas pessoas e pelas ideias de cumprir o meu programa, terá o meu voto. Prometo!
terça-feira, abril 05, 2005
Caso de polícia
As bombas da Total foram, esta noite, visitadas por vândalos. A máquina do tabaco foi, aparentemente, o objectivo dos incompetentes larápios. Como a não conseguiram assaltar, limitaram-se a partir e, de passagem, deixaram as pistolas das bombas no chão e tentaram assaltar a cabine telefónica.
As bombas da Total foram, esta noite, visitadas por vândalos. A máquina do tabaco foi, aparentemente, o objectivo dos incompetentes larápios. Como a não conseguiram assaltar, limitaram-se a partir e, de passagem, deixaram as pistolas das bombas no chão e tentaram assaltar a cabine telefónica.
segunda-feira, abril 04, 2005
sexta-feira, abril 01, 2005
Nunca é demais lembrar...
... que amanhã, a partir das 16:00h, estarão, finalmente, prontos a ser vistos, os cartoons da exposição «Futebol com Humor», na Casa de Cultura, em Avis.
Quem quiser pode ir de cachecol, mas ficam desde já a saber que não vai haver jogo. Os detentores de cartão de sócio de um qualquer clube, têm entrada à borla. Para quem não for sócio a entrada também é grátis.
Malucos da bola, organizem-se! E levem capacete, porque a exposição é de partir o côco a rir...
... que amanhã, a partir das 16:00h, estarão, finalmente, prontos a ser vistos, os cartoons da exposição «Futebol com Humor», na Casa de Cultura, em Avis.
Quem quiser pode ir de cachecol, mas ficam desde já a saber que não vai haver jogo. Os detentores de cartão de sócio de um qualquer clube, têm entrada à borla. Para quem não for sócio a entrada também é grátis.
Malucos da bola, organizem-se! E levem capacete, porque a exposição é de partir o côco a rir...
Subscrever:
Mensagens (Atom)