domingo, março 28, 2004

.
O meu amigo Do Castelo, por um destes dias, ficou muito irritado por ver três trabalhadoras à volta de uma enxada, a ver se a punham em condições de cumprir o seu serviço. Ele próprio, hoje, nos diz que nem sempre aquilo que parece é. Afinal o trabalho ficou feito, e pelos vistos bem feito... Mas esta história não me viria à «lembradura» se não me tivessem contado que a noite passada a GNR de Avis, resolveu «précurar» pela licença de direitos de autor em alguns bares e cafés que têm televisão e música gravada para uso dos clientes. Até aqui nada de extraordinário. A lei assim o diz, os autores assim o merecem. Agora, usar dois «jeeps» e uma outra viatura, com seis agentes para pedir aos proprietários das casa que mostrem um papel é que me parece desproporcionado. É um velho costume português. Apesar da lei dizer que somos todos inocentes até prova em contrário, as polícias, funcionários públicos e todo o bicho careta que tem algum poder, esforçam-se por nos fazer sentir exactamente o contrário. Talvez não fosse mau lembrar ao comandante do Posto da GNR de Avis, que esta força existe para garantir, primeiro de tudo, a segurança dos cidadãos. E que o uso de seis agentes numa operação sem o mínimo risco – que até poderia ter sido feita de dia – pode ser entendida como má utilização dos recursos humanos. A não ser que quem mande na «guarda» já não seja a Administração Interna e a D. Manuela tenha dado ordens para «facturar» a toda a pressa. Aí já faz sentido. É que se alguém for apanhado a roubar é preso, mas não paga multa. Mas se um cidadão cumpridor, for apanhado dentro da vila a conduzir sem o cinto de segurança, lá vai ter contribuir para amenizar o défice da ministra das Finanças... Manel

terça-feira, março 23, 2004

.
Hoje estou de regresso a Avis. O fim-de-semana prolongou-se até terça. Fiquei em casa da minha tia Ariana e do meu tio Fernando. Vi o tio Horácio, a tia Bela, as primas Joana e Mafalda e deliciei-me com o falar cantado da D. Rosário que me faz lembrar a minha terra. Também não é de estranhar. Apesar de viver há mais de quarenta anos em Cascais, nasceu no Escoural. Se lhe pedisse talvez fosse comigo para me fazer aquelas sopas que a minha mãe diz serem divinais. A Mafalda é que não ia gostar da ideia, afinal de contas já tem o palato afinado aos sabores da D. Rosário. Mas, não desfazendo, a D. Maria José também faz – diz o meu pai – uns petiscos de se comer e chorar por mais. É o caso do Ensopado de Borrego e da Sopa de Feijão com Batatas e Carne do Osso que se podem degustar de vez em quando na Muralha. Pensando bem, são mais duas razões para visitar a Mariana...
.
Uma das minhas primeiras amigas anda agora pela estrada do coco. Nem preciso dizer que é fundamental para matar saudades.

sábado, março 20, 2004

.
Até que enfim que veio o bom tempo. Deve ter sido a minha mana Joana que o trouxe este fim-de-semana. Já andei na rua a passear sem necessidade daqueles trapos todos que me tolhem os movimentos. O meu pai até me foi mostrar o emblema do Benfica e devo dizer que até gostei. É uma cor que não envergonha ninguém, plena de significado(s): sangue, coragem, luta. Fiquei muito mais descansado. Se eles andassem para aí, a dar pontapés na bola, vestidos de azul ou de verde era uma coisa de ir ao psicanalista.... Se fosse verde – que dizem ser esperança – era o mesmo que dizer que estavam ali por estar, ganhassem ou perdessem, para eles tanto fazia. Ora, não é isso que se espera de quem vai à luta. Um jogo, mesmo a feijões é para ganhar. Com regras, mas para ganhar. Se fosse o azul a cor escolhida era mais complicado: azul é água, é calma, é céu... consta que um dos meus avós era do FCP, sinceramente, não sei o que pensar.

PS: Folgo em ver o meu amigo do castelo restabelecido. Mas, em relação ao seu post da Feira dos Produtos da Escola de Avis, sempre quero dizer que achava muito mais engraçado que tivesse sido feita no jardim que existe em frente à escola. Era, mais que não fosse, uma forma de dar vida a um dos espaços mais conseguidos da vila de Avis. Manel

quinta-feira, março 18, 2004

.
O azar de uns, às vezes é a sorte de outros. Como o Petit se lesionou o meu homónimo (Manuel Fernandes) teve hipótese de jogar um bocadinho mais do que é costume. E não é que ele enche o campo com a sua classe? Apesar de ser um puto pouco mais velho que eu já não engana. Agora, é preciso que o espanhol o deixe jogar para ele ganhar arcaboiço. O meu pai é que até parece outro. Já fala em organizar uma «sessão de espiritismo» no dia 16 de Maio. Talvez seja para ressuscitar o Eusébio – desportivamente, é claro. Bem falta fazia que aquela menina do Nuno Gomes, ontem, mostrou mais uma vez que anda com as botas trocadas. Seja como for a final ninguém nos a tira, e o treinador do Porto que se cuide porque se ele é Mourinho, eu cá sou mouro... Manel

quarta-feira, março 17, 2004

.
Estavam vocês já fartos de perguntar: onde é que se meteu o Manel? Pois não me meti em lado nenhum. O taralhoco do meu pai é que não se tem dado ao trabalho de passar para o blog aquilo que eu lhe digo para lá pôr. Parece que hoje está pelos ajustes. Deve ser por ser dia de S. Benfica... Mas vamos ao que interessa: isto de ganhar de presente, logo ao nascer, um blog tem que se lhe diga. Se por um lado temos um passado às costas sem culpa nenhuma, também ganhamos alguns amigos sem fazer muito por isso. E como o melhor do mundo – logo a seguir ao Benfica – são mesmo os amigos, tenho de agradecer aos Coruchenses pela referência que me fizeram. Por acaso até é uma terra onde, de vez em quando, passo quando me levam a Lisboa. O meu pai é que a conheceu, em tempos que já lá vão, muito bem. De vez em quando ainda fala de uma coisa que era, salvo erro, A Pantera Cor de Rosa. Deve ter a ver com desenhos animados... Quem nunca mais deu à costa foi o CC. Então isso faz-se? Essa atitude não me parece nada católica. Vê lá se apareces para discutir a linha do Glorioso. Isto, é claro, se eles hoje se portarem bem.

quinta-feira, março 11, 2004

.
Ainda há quem ande para aí a dizer que qualquer dia não há cá ninguém. Só nos últimos três meses «samos» pelo menos meia dúzia, e mal contados... Desta vez foi o João Miguel e com o caparro que tem fica desde já convocado para defesa central.
E, por falar em futebol, com quem eu estive no outro dia foi com o meu amigo Henrique. Levámos os nossos pais a ver o FC Porto. O FCP, é uma maneira de dizer que eles iam preparados para festejar os golos dos encarnados, mas o Costinha, já quando o jogo devia ter acabado, lá meteu aquela cabeça de alho chocho à bola e enfiou o esférico na baliza do Manchester. Foi quanto bastou para os obrigar – aos nossos pais – a meter a viola no saco e a ter de dar os parabéns aos «andrades» presentes.
Hoje é outra vez dia de futebol. Mas desta vez é a sério, ou seja, joga o Benfica. E logo contra uns caramelos que não lhes trazem grandes recordações. Só jogaram uma vez com eles e perderam por causa de um frango do guarda-redes. Ainda por cima era a final da Taça dos Campeões... Já foi há muitos anos, mas a malta não se esquece. E para além do mais a vingança serve-se fria...

quinta-feira, março 04, 2004

.
Ora cá estou eu de volta. O Castelo meteu-se comigo. Bem vistas as coisas se para morrer, basta estar vivo para gozarem connosco só é preciso a malta dizer qualquer coisita. Mas não fica sem resposta: não tenho monte, mas tenho amigos que têm e, portanto, a cozinha estava ali à mão de semear... No que diz respeito às cervejolas até nem era mal pensado desde que fosse a acompanhar um pratito de percebes. Não sei se percebes?... O meu amigo Poolman também me mandou um abraço. Agradeço e retribuo. Mas sempre lhe quero dizer que quando me quiser dar um ao vivo pode ir até minha casa que ele sabe muito bem onde é que fica.
Quem está muito gira é a Mariana. Tenho-a visto na Muralha a azucrinar a cabeça ao António Manuel. E ele até tem jeito para lhe pegar ao colo... de vez em quando tenho de dizer bem dele que é para ver se não me toma de ponta.
Quem nunca mais vi é o meu amigo Henrique. Já estou farto de dizer aos meus pais para me levarem a casa dele, mas parece que o tempo não tem estado para brincadeiras. Agora quando melhorar tenho de lhe telefonar para organizarmos uma rave e levarmos a Mariana connosco.