domingo, agosto 29, 2004

«Sou natural do estado do Maranhão, no Brasil e residente no Rio de Janeiro. Tenho procurado muito saber sobre a origem do nome Maranhão, em Portugal, bem como se existe algum apontamento que vincula esse nome à designação da Capitania hereditária do Maranhão, nos anos 1500 e logo após. Na expectativa de merecer algum esclarecimento por parte de V.Sas, desde formulo os meus melhores agradecimentos.
Fraternal abraço,

Joé Herênio de Souza -Rio de Janeiro – Brasil


herenio@uol.com.br ou joseherenio@globo.com

Recebi, com agrado, este mail de um cidadão brasileiro. Como todos sabem, tenho pouco a ver com a escolha do nome do blog. Quando cá cheguei ele já cá estava à minha espera e pouco sei sobre a «origem do nome Maranhão». Já me contaram e li sobre a teoria de que Camões teria estado aqui neste nosso Maranhão e não naquele de onde nos escreve este nosso «irmão brasileiro». Aqui ficam o apelo e os contactos. Quem puder ajudar o homem não se acanhe. Estamos em dívida para com eles: afinal cederam-nos o Deco para jogar na selecção portuguesa. Manel

sexta-feira, agosto 06, 2004

Caríssimo «alentejanando de Avis», não me custa nada acreditar que não sabia da existência do «alentejanando original». Eu, de certeza sendo mais novo, sou mais velho nestas andanças, sabia e sou leitor habitual. O homem escreve bem e tem vistas largas. Não se fica pela planície e, de vez em quando, fala de uma África onde o meu pai também já esteve. Para além disso os conteúdos gastronómicos são fundamentais…

E não sabendo como é que tudo se passou até me parece que o «alentejanando original» teve uma reacção exagerada.

Não é caso inédito na blogosfera aparecerem nomes que já existem ou muito semelhantes. Por exemplo a «Quinta Coluna» foi vítima de um desconhecimento desses. Tem imperado o bom senso e o que chega, depois de avisado, muda de nome.

É assim que deve ser para não haver confusões. E com o número de leitores que tem deve ser fácil abrir um concurso de ideias para um novo nome para o blog.
Mude homem que só os burros é que não mudam… Manel

quarta-feira, agosto 04, 2004

A Sandrinha da RTL – que por acaso até já me viu – é a nova directora do jornal «A Ponte». É claro que o facto de no último número do mensário, o ex-director, Santana-Maia, ter anunciado a sua saída sem indicar o nome do seu sucessor, nos deixou a pulga atrás da orelha e até pensámos que tivesse sido uma distracção...

Agora, o que eu não compreendo é como os blogs de referência do concelho de Avis – nomeadamente o «Desabafos» e o «Do Castelo» – deixam passar esta notícia ao lado... e alguns com particular responsabilidade na matéria em causa.

De qualquer maneira, sempre posso adiantar, sem quebrar nenhum inconfidência, que o jornal não sairá em Agosto, mas que em Setembro são de esperar algumas alterações. À nova directora deseja-se felicidades e pede-se que dê mais atenção a Avis. É que não basta dizer que o jornal é dos concelhos de Ponte de Sor e Avis é preciso que isso se veja nas páginas do jornal... Manel