sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Aniversários

Há 20 anos morreu a «telefonia» e nasceu a «rádio». E a rádio, neste caso, é a TSF. Sempre em cima do acontecimento, com notícias de meia em meia hora, tem sido, para mim, a companhia de inúmeras viagens. Primeiro nas intermináveis filas da auto-estrada; agora nas deslocações mais ou menos longas a que não se pode fugir.

Começou pirata, esteve no centro de estórias de faca e alguidar (quem não se lembra do assalto do Rangel com um black&deker...), mas afirmou-se no panorama da rádio portuguesa e mudou (e obrigou os outros a mudar) o paradigma até aí instalado.

Pelo que foi, pelo que é e, certamente, pelo que será merece parabéns.

.........

Daqui a dois dias é a vez do PÚBLICO comemorar 18 anos. Com a edição de 2 de Março será distribuido a réplica do jornal com a data de 1 de Janeiro de 2000. Ou seja, uma edição que apesar de feita e impressa, não chegou a ser distribuida.
Por razões técnicas a data de nascimento do diário do grupo sonae foi adiada dois meses. Aqui o escriba fez parte da enorme equipa que deu vida a este projecto jornalístico que, tal como a TSF na rádio, mudou para sempre a imprensa escrita em Portugal.
A todos os camaradas que ainda lá se encontram envio um abraço fraterno, mas do que eu tenho saudades é da loucura saudável do Vicente Jorge Silva; do ar austero mas amigo do Jorge Wemans; da liberdade do Torcato; do talento do Adelino Gomes; da companhia da minha comadre Ivone; das birras da Cristina Sampaio...

até sempre camaradas

Elias, o sem abrigo (JN, 29 Fev. 08)

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Estatística

Quando se fala de números lembro-me sempre da estória em que o rico comeu duas galinhas e o pobre nenhuma, mas para a estatística, cada um comeu uma.

José Socrátes, está contente. Diz ele que «pela primeira vez, nos últimos 10 anos, temos mais alunos no ensino Básico e Secundário».

Aconselho o primeiro-ministro a ir procurar as razões para «esse sucesso», aos números do INE de há dez anos atrás. Talvez consiga perceber que nessa altura - apesar de tudo - nasceram mais bébes em Portugal. E, o mais provável, é eles andarem (ainda que a custo...) por aí.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Matemática pura

- Então se o Sporting perdeu três pontos e o Benfica empatou, ganhamo-lhes dois pontos.
- ... Pois...

sábado, fevereiro 23, 2008

Vejam lá se descobrem quem é que hoje faz 10 anos...

Faz agora um ano (JN 24.fev.07) Elias, o sem abrigo já o tinha avisado...
Não Seremos Pais Incógnitos

Nao seremos pais incógnitos

Netos de filhos ignaros
Mas nestes livros avaros
Só moralizam os tolos
Quem tem farelos tem quintas
Diz o bom rei ao soldado
No tempo em que o rei Fernando
Passava por ser honrado
No tempo em que Dona Márcia
Filha de Mércia Condessa
Cantava Chácaras do tempo
Em que era madre abadessa
Também depunha o meirinho
Filho de D. Charlatao
Há que vidas os nao via
Mas sei de que filhos são

Zeca Afonso

sexta-feira, fevereiro 22, 2008