sexta-feira, novembro 28, 2008

este blog não tem comentários, mas tem mail. Portanto, de vez em quando, muito de vez em quando aliás, recebo umas mensagens que ponho no blog, ou não ponho no blog.

Para não ser acusado de «sectário» e para provar o meu fair-play, transcrevo abaixo uma mensagem - e a respectiva resposta - sobre a anedota dos lagartos que publiquei há dias:

................................................................................................

... e os gatinhos do joão depois de ontem à noite?
voltaram a fechar os olhos ou andam de óculos escuros???

abraço

JP


........................................................................................................

nem uma coisa nem outra. os que eram do benfica, passaram-se para o barcelona e, os outros, entretanto abriram os olhos e são do Olympiakos...

abraço

af























Não deixa de ser curiosa a forma como a realidade é apreendida pelos cartoonistas. Aparentemente contraditórios, mas, no final, a mensagem que pretendem fazer chegar aos leitores é a mesma: Portugal é um país de m....




quinta-feira, novembro 27, 2008

Sem comentários
(recebida por mail)

O Joãozinho chega à escola e diz à Sra. Professora: - A minha gatinha teve 4 gatinhos e são todos do Sporting. A professora fica muito espantada com a saída da criança. No outro dia o Director vai visitar a escola e a Professora como achou muita piada ao miúdo, pergunta: - Joãozinho diga lá o que aconteceu à sua gatinha? Diz o Joãozinho: -A minha gatinha teve 4 gatinhos, 2 são do Sporting e 2 são do Benfica. A Professora fica intrigada e diz: - Então não eram os 4 do Sporting?! - Responde o Joãozinho: -Eram, só que 2 já abriram os olhos....

Francisco Alexandre expõe em Évora

Hoje, quinta-feira, por volta das 18:00, terá lugar no Hotel D. Fernando, em Évora, a inauguração da exposição de escultura de Francisco Alexandre.
A obra do «presidente» da ACA é por demais conhecida e apreciada pelas gentes de Avis. A cada ano, por altura da Feira Franca, surpreende-nos sempre com novas peças, nascidas das pedras e filhas do seu trabalho e imaginação.
Decerto que esta mostra só irá confirmar a maestria de chico alexandre na arte de esculpir. Endereço desde já os parabéns e deixo a reportagem do acontecimento para o Do Castelo.














Como seria de esperar, os três cartoons dos jornais diários de referência (JN, DN e Público) versaram a mesma matéria...






quarta-feira, novembro 26, 2008


Elias de 26 Nov. 08
Já não me sinto a pregar no deserto.

fizeram-me descobrir um site que defende uma ideia que há muito me anda na cabeça.

quem achar que o melhor capital de um país (ou território) são as pessoas, vale a pena visitar

aqui

quarta-feira, novembro 19, 2008

A propósito da notícia do dia (ou não) aqui fica um poema de Mário Henrique Leiria, do livro Contos do Gin Tónico.


RIFÃO QUOTIDIANO

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar o que acontece








O bandeira também comentou o assunto, hoje, no DN. O «Elias» do post anterior sai na edição de hoje no JN.










Mas que disse, disse...
(aqui)


Pronto! Já esclareceram que foi ironia. Não batam mais na velhinha que é bonita e formosinha e, coitadinha, tem toda a gente contra ela. E seis meses até nem é nada por aí além, comparado com os 48 anos do Botas. Mas que ela disse, disse...

quinta-feira, novembro 13, 2008













Pavia
actualizado

Não é que duvide daquilo que o Desabafos diz, mas não há nada como fazer como S. Tomé: ver para crer. Assim sendo, rodas ao caminho que se faz cedo. A tarde soalheira convidava ao passeio e Pavia é já ali.
Junto à Casa Museu do Manuel Ribeiro Pavia uma enorme sapata ainda fumegava. Sinal inequívoco que tinha havido «movimentações» na noite anterior. Depois de uma apressada visita aos trabalhos do Pavia (hei-de voltar com mais tempo...) lá perguntámos que costume era aquele de, na noite de S. Martinho, farruscar as paredes da terra com quadras feitas à medida de cada morador.
Que sim senhor, «é mesmo isso que acontece», disseram-nos. E se quiséssemos bastaria subir a rua que logo veríamos as ditas cujas em alguns cafés e habitações. E como cantava o Sérgio:

Eu vi quatro quadras soltas
à solta lá numa herdade
amarrei-as com uma corda
e carreguei-as para a cidade.

Não era esta, até porque todas começavam pelo verso «Se és irmão do S. Martinho» e a qualidade literária deixava algo a desejar, mas que esta tradição tem graça, lá isso tem.


Recebi um mail do Monte do Mel que vem dar uma achega a este post. Afinal, na Casa Branca, também são «percursores» dos blogs.


«li no teu blog acerca daquela curiosa tradição [de Pavia]. Em Casa Branca, há uns anos atrás, isso era muito comum. As pessoas escreviam em verso nas paredes das casas comentários comprometedores sobre os donos da casa. Isso originava um grande vai vem durante a noite: Eram os que escreviam nas paredes que só o faziam quando tudo já dormia; Eram os donos das casas "com telhados de vidro" que não queriam as carecas descobertas que se deitavam muito tarde a guardar as paredes, ou levantavam-se muito cedo para as lavar; Havia ainda um terceiro grupo, os curiosos, que também se deitavam tarde ,ou levantavam muito cedo, para verem as "novidades" nas paredes antes dos donos as lavarem. As paredes no S. Martinho eram o equivalente aos blogs de hoje em dia»....

sexta-feira, novembro 07, 2008

Será que ainda alguém se lembra das «praças de Jornas»?

E será que hoje é muito diferente?

Confira aqui.

quinta-feira, novembro 06, 2008

quarta-feira, novembro 05, 2008

O luís Afonso, no PÚBLICO on-line e o Bandeira no DN, já mandaram umas «bocas» sobre a eleição de Barak Obama. O Elias também vai versar o assunto, mas apenas na edição do JN de amanhã...





Yes, we can!

sábado, novembro 01, 2008


Baja Portalegre (actualizado)

Segundo informações disponibilizadas pelo site da organização da prova Paulo Correia (Saicó), de Avis, conduzindo uma Suzuki RMZ 250, no final da 2ª etapa, classificou-se na 41ª posição - entre cerca de 90 concorrentes à partida - a 1:11:24 do primeiro. O piloto avisense, montado numa Suzuki RMZ 250, fez o percurso à média de 67,50 km por hora.