quinta-feira, janeiro 29, 2009

Com a devida vénia, publico este divertido post de um «alentejano» como eu:

A rotina dos jornais tem um lado divertido. Tal como os místicos andam a sondar o futuro nos sítios errados, como as entranhas de animais, os búzios, os horóscopos, também procuro reparar em que notícia Maria se alivia. Esta tarde cagou sobre a cara de Vasco Pulido Valente e fiquei com sentimentos contraditórios. A ideia de alguém cagar sobre um colunista era-me impensável até hoje. Vitupérios? Sim. Um esgar de desprezo? Certamente. Mas cagar? Não. Nem sequer limpar-me a uma coluna de Luís Delgado, sendo que há uma diferença vectorial entre cagar sobre o jornal e pegar no jornal para limpar o rabo. O episódio teve pois o louvor de me deixar a pensar sobre questões novas e isso é enriquecedor. Mas veio depois alguma frustração. Ter sido logo o Vasco Pulido Valente, quando havia um Baptista Bastos a três palmos e me é cada vez mais difícil gostar de Baptista Bastos? Isto já para não falar de Vasco Graça Moura, o único cronista que a partir de agora me leva a querer ver Maria de diarreia e que estava fortuitamente protegido por pequeno recipiente de plástico que já despertou mais o interesse da cadela. As medidas a tomar são simples. Primeira: evitar que a última página de O Público se sujeite a estas vergonhas, mesmo que para isso tenha de dexar a penúltima págia virada para cima e expor o Miguel Esteves Cardoso. Um capricho antes da segunda medida: acumular editoriais de O Público e atapetar um dia a cozinha só com um exclusivo José Manuel Fernandes (Maria defeca em média 4 vezes a cada 24 horas). Segunda: começar também a usar o Expresso, por um critério de pluralidade, que do jornal também faz parte um vasto leque de cronistas. Não compro aquele semanário há anos mas se ainda tiver aquele formato spreadsheet, vai-me simplificar a vida.

Resta explicar que a Maria é uma cadela, e o autor da prosa decidiu viver como um ermita em Ourique.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

O post abaixo teve o condão de duplicar as visitas a este blog em relação ao dia anterior.

O estilo usado, é revelador da forma como muita (a maioria) da comunicação social trata determinados assuntos, condicionando a sua compreensão pelos consumidores de notícias.

Mais que não seja, o post em causa, pode servir de alerta para quem tem por hábito ler, ouvir e ver as notícias: a maior parte das vezes é preciso ir às entrelinhas, para perceber, não a notícia, mas porque é que «aquilo» é notícia.

Ao quem, o quê, onde e quando do lead, há, cada vez mais, que acrescentar quem o escreveu e para quê...

terça-feira, janeiro 27, 2009

O presidente da Câmara de Sines Manuel Coelho demitiu-se do PCP.

Vá lá, leia outra vez, mas com atenção...

segunda-feira, janeiro 26, 2009

É (mesmo) preciso chegar ao milhão...

Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM. Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses. Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos. Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas.

http://www.petitiononline.com/bancatms/

Vá lá, não custa nada e ainda pode vir a poupar algum