quinta-feira, outubro 29, 2009

terça-feira, outubro 27, 2009

DELPHI

A verdade é que nos próximos 4 anos não vai haver eleições...
24 . 24 . 24

Existem novas imagens no 24.24.24

Passem por lá é deixem os vossos comentários às fotos expostas.

sábado, outubro 24, 2009
























Bom dia, senhora ministra...

Nasceu nos Açores, mas está ligada ao Alentejo pelo casamento. Tem uma casa de fim-de-semana em Avis, e provavelmente agora, será vista mais amiúde por estas bandas.

Grabiela Canavilhas distinguiu-se como pianista, mas nos últimos anos deu nas vistas por desempenhar tarefas muito menos melodiosas: na sequência do descalabro existente na Orquestra Metropolitana de Lisboa, foi chamada a pôr a casa em ordem e, pelos vistos, até consegiu; depois disso, o apelo da terra fê-la aceitar o cargo de Directora Regional de Cultura no Executivo açoreano liderado pelo socialista Carlos César.

Sete meses após ter tomado posse em Ponta Delgada, José Sócrates «requisitou-a» para prestar serviço ao mais alto nível como ministra da Cultura do seu Governo minoritário. É uma das cinco mulheres que integram o Conselho de Ministros e um dos oito «independentes».

Se a sua permanência nos Açores a impediu, nos últimos tempos, de vir regularmente a Avis, certamente que o regresso a Lisboa lhe irá proporcionar mais fins-de-semana no recato do Alentejo.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Ranking de Escolas

Estes dados já têm uns dias, mas como não os vi comentados na blogosfera resolvi «postálos» aqui:

A Escola Mestre de Avis aparece colocada, no que diz respeito aos exames do 9º ano, no lugar número 425 entre os 1292 estabelecimentos de ensino - públicos e privados - onde eles se realizaram.

Digamos que os 46 alunos que fizeram as provas até nem ficaram mal classificados, visto estarem situados no primeiro terço da tabela.

Em relação ao Distrito de Portalegre, a Escola mais bem colocada é Marvão (14 alunos / 81º) seguida da Cristovão Falcão, de Portalegre (160 alunos / 146º) e de Castelo de Vide (25 alunos / 405º). A Mestre de Avis aparece logo a seguir com, como já escrevemos, 46 alunos e no 425º lugar.

Abaixo do lugar 1200 aparecem três escola do Norte Alentejo: EB2+3 de Elvas nº2 (109 alunos / 1271); EB2+3 de João Pedro de Andrade, em Ponte de Sor (42 alunos / 1264) e EB de Vila Boim (92 alunos / 1260).

sexta-feira, outubro 16, 2009

Baptista-Bastos e o «Prós e Contras»

«Ouvi, na segunda-feira, com surpresa e nojo, designarem-se, uns e outros, por «colegas». Quando entrei nos jornais ensinaram-me o seguinte: «Jornalistas são camaradas e tratam-se sempre por tu. Colegas são as putas». Ficou-me para sempre.»

quarta-feira, outubro 14, 2009

Uma achega para o trabalho do José Armando que pode ser visto aqui

Não haverá uma leitura séria dos resultados eleitorais sem se perceber a importância dos votos que «faltaram» em 2009 quando comparados com 2009 (-119).

Partindo do princípio que os eleitores tem comportamentos idênticos, seja qual for a sua área política (e este é um dos métodos geralmente aceites por quem faz estes estudos), este valor tem de ser repartido pelas forças em compita, tendo em conta a percentagem que vieram a alcançar.

No caso, 53,9% para a CDU (+-52); 33,5% para o PS (+-28); 8,6% para o PSD (+-7). O resto vai para os brancos e nulos que também contam.

Logo, aos resultados, positivos e negativos, dos partido há que «tirar» os respectivos valores: CDU perde «efectivamente» 122 votos (174 - 52); o PS ganha «efectivamente» 208 (180 + 28); o PSD perde «efectivamente» 120 (127 - 7).

A soma das perdas da CDU e do PSD excedem em 34 votos aquilo que o PS acrecentou à sua votação. Este excesso, foi para os brancos, nulos ou abstenção.

No entanto, os votos perdidos pela CDU e pelo PSD tem valores diferentes tendo em conta a diferença de score atingido por ambos em 2005, respectivamente, 1821 e 390.

terça-feira, outubro 13, 2009



Actualização e informação útil: Todos os números aqui citados referem-se às votações para a Câmara Muncipal (excepto, claro, a referência à Freguesia do Alcórrego). Não há, por isso, qualquer «mistura de órgãos»...

Quanto à transferência de votos de umas forças para outras, e ao número de eleitores, apenas apresento números. Cada um tem o direito de fazer a análise que quiser. Ou souber.


Ganhar perdendo e perder ganhando

Ninguém gosta de perder. Aliás, o costume em noite de eleições é toda a gente reclamar vitória. No entanto, não é esse o caso em Avis, ao contrário do que alguns comentários possam tentar fazer crer.

Vamos a números:

A CDU é o partido mais votado (1647) obtendo «só» mais 359 votos que o PS (1025) e o PSD (263) juntos;

Embora perdendo um vereador - por cerca de 100 votos - mantém a maioria absoluta;

Volta a vencer nas oito freguesias do concelho com maiorias absolutas;

Quem perdeu afinal ?

Desde logo o PSD. Tinha tido 390 votos em 2005 e, agora, perdeu cerca de um terço do seu eleitorado (263). Mas quem perde o que não tem...

E o PS, terá ganho ou perdido?

Sem dúvida que perdeu. Não conseguiu conquistar nenhuma das freguesias, mesmo aquelas onde a CDU se apresentou «fragilizada». Falo nomeadamente do Ervedal, cujo processo de constituição da lista foi no mínimo conturbado, e de Valongo, uma freguesia onde tudo podia acontecer, apesar do bom trabalho realizado pela actual Junta.

Mesmo no Alcórrego, onde, faça-se justiça, o cabeça de lista do PS, goza merecidamente de grande popularidade e a CDU tinha substituido o seu cabeça de lista por um jovem, a vantagem era tão grande que mesmo perdendo alguns votos (57 para ser exacto) foi suficiente para manter a maioria.

E a nível global limitou-se a «canibalizar» os votos do PSD, não conseguindo, mais uma vez, entrar no eleitorado comunista.

Votaram 3054 eleitores, menos 129 do que em 2005. A CDU obteve menos 174 votos, o PSD menos 127 e o PS somou mais 182. Acho que dá para perceber onde o PS foi «angariar» os seus.

Para além disso, como diz com graça um comentário no Desabafos, a CDU teve de lutar contra o apoio do Maranhão. É obra.

quarta-feira, outubro 07, 2009

É por amor, ou é por interesse?

Há gente que lida mal com a liberdade. Fala muito nela, mas quando aparece alguém que a usa para dizer o que pensa e não conseguem perceber porque é que esse alguém pensa o contrário de si, ficam baralhados e partem para o insulto gratuito e para a basófia sem graça.

No meu caso, não há razão para isso. Está tudo bem explicadinho no post que editei há dias. Se não perceberam, decerto que não foi por erros de ortografia ou gramaticais (fora alguma gralha que a todos acontece). A culpa, decerto, não é minha.

Aliás, não sou merecedor da atenção que me estão a dar. Não sou candidato e limito-me a exercer um direito que o 25 de Abril – lembram-se?!... – nos deu: liberdade de expressão.

Mas, para desdramatizar e porque acho que vem a propósito, posso contar aquela anedota de dois amigos que se encontram passado muitos anos sem se verem e que resolvem ir beber uns copos para comemorar o reencontro.

No decorrer da conversa descobrem que ambos já eram casados. Logo um, provavelmente, mais comprometido que o outro, pergunta:

«Diz-me lá, casaste por amor, ou por interesse?»
«Com essa é que me lixaste… pensando bem, devo ter casado por amor, que a minha mulher não me interessa para nada».

Ora eu - no que diz respeito às próximas eleições autárquicas - sinto-me em igual situação: como não tenho interesses a defender nem na Câmara, nem em Associações, Fundações ou outras coisas tais, devo gostar da CDU por «amor/convicção» já que por interesse, não é de certeza.

Oxalá que quem se sente incomodado com a minha legítima tomada de posição pública, pudesse dizer o mesmo.

..........................

Ah! Estava-me a esquecer: vale mesmo a pena votar CDU

sábado, outubro 03, 2009

O método de hondt e outras contas

Não passa de um exercício, até porque todas as eleições são diferentes e a transferência de votos dos partidos que não concorrem às autárquicas não são lineares.

A título de curiosidade, se aplicarmos o sistema do método de hondt aos resultados das legislativas, em Avis, a CDU perderia o quarto vereador para o PSD.

CDU - 1215 – 607,5 – 405 – 303,7
PS - 718 – 359 – 239,3
PSD - 399

No entanto, os 236 votos obtidos pelo Bloco, os 107 do CDS, os 53 do MRPP (?), e os 13 do PPM… podem alterar, substancialmente, as contas.

Para além de que a CDU, historicamente, obtém melhores resultados nas autárquicas do que nas outras eleições.

A ter em conta também que a abstenção costuma ser muito inferior nas eleições locais.

Deixamos o mesmo exercício com os resultados das Europeias:

1129 – 564,5 – 376,3 – 282,2
396 - 198
266

Aqui a CDU mantém o seu quarto vereador

……………………………………………………………………………………………………………….

E quais são os desvios padrão de cada força entre em três eleições?

CDU – Euro 04 (1188) > Legislativas 05(1294) > Autárquicas 05 (1821)
PS – Euro 04 (658) > Legislativas 05 (1018) > Autárquicas 05 (843)
PSD – Euro 04 (332) > legislativas (426) > Autárquicas (390)

Nota:
A CDU é a única força que sobe sempre da primeira até à última eleição, nas seguintes percentagens: +8,9% > +40,7%
O PS sobe, habitualmente, nas legislativas mas desce nas autárquicas: +54% > - 17,2%
O PSD é o partido mais estável, mas mesmo assim com algumas oscilações: +28,3% > -8,5%

quinta-feira, outubro 01, 2009

















Há gente que nunca aprende...


As eleições legislativas foram no passado fim-de-semana e as autárquicas ainda não foram, mas há quem já esteja preocupado com as presidenciais que são daqui a uma ano.

E quem são eles? Segundo o I são os «soaristas» que só para não verem o Alegre em Belém até apoiam o Sampaio (ou o Gama...) seu antigo adversário dentro do PS.

Não é que eu esteja preocupado com o Alegre, que nisto de eleições «à segunda só cai quem quer», mas o que me parece mesmo é que com «tiros» destes, e sem a procura negociada de uma alternativa comum à esquerda, o que conseguem é preparar a cama para o Cavaco se deitar nela outra vez...